• SIGEPE inaugura módulo para facilitar sistema de gestão de pessoas
  • 01 set 2017

sigepeA Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), lançou o Módulo Requerimento na terça-feira (22), o que passa a permitir que servidores ativos, aposentados e pensionistas resolvam problemas de solicitações, tais como auxílio transporte ou alimentação, alteração de dados bancários, cadastro de dependentes no Sistema de Gestão de Pessoas (SIGEPE) do Governo Federal, diretamente na Internet.

Para o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério, Augusto Chiba, “esta é mais uma ferramenta para modernizar a gestão das pessoas e simplificar a relação do servidor com os órgãos públicos. Buscamos com essa solução evitar deslocamentos desnecessários e espera em filas”.

Conforme o secretário, o uso do sistema vai proporcionar uma economia de 30% dos recursos, considerando a redução do tempo, a eliminação do papel e a integração por meio da comunicação automática entre soluções do governo.

Com o novo mecanismo, a partir de agora toda a comunicação entre o servidor e sua unidade será realizada dentro do SIGEPE, com toda a segurança da assinatura eletrônica de documentos. O “SIGEPE – Requerimento” vai incorporar, com o tempo, uma lista crescente de documentos para requisições de direitos e benefícios do servidor ativo, aposentado e pensionista do governo federal.

A coordenadora de Acompanhamento Funcional e Pagamento do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Alba Regina Dias, entende que o módulo vai dar celeridade ao atendimento e melhorar a comunicação entre as unidades de gestão de pessoas e os servidores. A dificuldade de entrar em contato com o servidor para solicitar a atualização dos dados agora foi abolida, pois com o novo sistema essa comunicação será rápida, de acordo com a coordenadora.

O SIGEPE é a ferramenta tecnológica para atender às necessidades dos setores de gestão de pessoas do governo federal. Com os módulos já disponíveis, o órgão atinge cerca de 1,6 milhão de servidores ativos, aposentados e pensionistas, e abrange todo o ciclo de vida da área de gestão de pessoas, desde a criação de cargos e empregos, processos seletivos, ingresso do servidor, gestão funcional (férias, movimentação, progressão funcional etc.), gestão de benefícios (gratificações, adicionais etc.), aposentadoria e folha de pagamentos.