• Proficiência de Laboratório é certificada
  • 12 mai 2016

O laboratório de análises clínicas da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB) recebeu o Certificado de Proficiência em Ensaios Laboratoriais pelo ótimo desempenho alcançado nos exames realizados no ano de 2015.

O objetivo do ensaio de proficiência é avaliar o desempenho dos laboratórios na realização de ensaios, medições ou calibrações específicos. Muitos laboratórios operam isoladamente de outros e não têm oportunidades contínuas para comparar seus dados com os de outros laboratórios. Sem tais oportunidades há riscos de que os dados do laboratório possam conter erros, tendências ou diferenças significativas comparados a laboratórios similares.

Os ensaios de proficiência fornecem uma oportunidade de empreender tais comparações e ter uma avaliação independente dos dados laboratoriais comparados aos valores de referência (ou outro critério de desempenho) ou ao desempenho de laboratórios similares.

Os resultados dessa participação fornecem aos gestores do laboratório uma confirmação de que o desempenho do laboratório é satisfatório ou um alerta de que é necessária a investigação de potenciais problemas dentro do laboratório.