• Presidente da CPI quer saber quais são os mil maiores devedores da Previdência
  • 17 mai 2017

Paulo PaimO presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, senador Paulo Paim (PT-RS), solicitou à Receita Federal a relação dos mil maiores devedores do sistema previdenciário. O pedido foi feito por meio de requerimento aprovado no âmbito da CPI.

O senador requer o montante no mês de abril de 2017 dos débitos inscritos na dívida ativa previdenciária e demais receitas da seguridade social, por tipo de tributo e por empresa devedora. Ele também quer uma estimativa da efetiva capacidade de recuperação dos créditos tributários nos próximos dez anos.

Por sua vez, o senador Lasier Martins (PSD-RS) afirma que “tem muita gente importante” que deve e que não paga, o que sobrecarrega aqueles que pagam. Desta forma, sugere que o foco deve estar nas empresas ativas, haja vista que muitos dos devedores já estão falidos.

 Para Martins, é preciso “saber quem não paga e cobrar. Temos que exigir que eles cumpram suas obrigações. Assim, já teríamos uma linha de conduta definida”.

Parlamentares da oposição reclamam de privilégios dados pelo governo aos prefeitos e produtores rurais, que conseguiram mais prazo e melhores condições para pagar dívidas previdenciárias bilionárias. A Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente refinancia os débitos de aproximadamente 600 municípios com o INSS.

Agora, empresários das indústrias estão cobrando um programa de refinanciamento também para eles. A assinatura da MP foi citada pelo presidente do Serviço Social da Indústria (SESI), João Henrique de Almeida Sousa, para defender o tratamento similar para o seu setor.