• Comissão trabalha na organização das comemorações do centenário da AFPEB
  • 25 jan 2018

Edifício sede da AFPEB, à Rua Carlos Gomes 95 Centro.

Os Grupos de Trabalho designados por meio de portaria do presidente Armando Campos já estão em plena atividade p ara atender à programação das comemorações dos 100 anos da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB).

A instituição é a mais antiga associação representativa da categoria em atividade em todo o País. Fundada no dia 20 de agosto de 1918, a AFPEB atravessou o seu primeiro século acompanhando os principais eventos históricos e atuou com destaque em vários momentos, a exemplo do período do governo militar instaurado no País de 1964 a 1984.

Na sua sede, abrigou diversos movimentos classistas não somente de servidores, mas dos mais diversos setores trabalhistas, que reivindicavam  direitos para os trabalhadores e também liberdade política. Sempre esteve ao lado da categoria que representa e tem encampado lutas, a exemplo da reivindicação do pagamento da URV aos servidores, direito reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas desacatado até hoje pelo governador.

Naquele período, a Associação ainda sediou a presidência da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e da Confederação Latino-Americana de Trabalhadores Estatais.

A Comissão Organizadora do Centenário é integrada pelo presidente da Casa, Armando Campos, e mais Vilma Guimarães, Washington Saback, Edvaldo Lins e Júlio Souza. Sob a tutela da Comissão estão nove Grupos de Trabalho (GT) responsáveis pelos detalhes dos eventos que serão realizados até a data comemorativa, em agosto.