• Aplicativos ampliam acesso à informação e serviços públicos
  • 08 ago 2015

O aplicativo SineBahia, lançado em novembro de 2014, disponível gratuitamente para dispositivos Android, tem sido uma das principais alternativas para quem busca uma chance no mercado de trabalho. O APP oferece, entre as diversas funcionalidades, informações sobre vagas, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), além da opção de fazer habilitação ao Seguro-Desemprego.

Também contempla o trabalhador autônomo com informações sobre o SineBahia-Patra, o Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia) e o conteúdo do portal do empreendedor individual. Para as empresas, o APP possibilita disponibilizar vagas, enviar declaração para o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), verificar currículo de trabalhador e enviar demanda por cursos para qualificação profissional.

Aproximadamente mil pessoas procuram o serviço de intermediação de mão-de-obra nas 120 unidades espalhadas pelo estado diariamente. Desde a criação, o SineBahia já encaminhou mais de um milhão de profissionais ao mercado de trabalho, e 460 mil tiveram o emprego garantido.

A tecnologia também é aplicada na área da saúde pública. A exemplo da Fundação Hemoba, que dispõe de uma forma interativa para estimular as doações de sangue através do aplicativo Hemoliga. Por meio do programa, o usuário pode ficar informado em relação ao procedimento de doação e sobre quantas bolsas de sangue foram coletadas por dia.

O objetivo do aplicativo é garantir a frequência das doações, haja vista que a Bahia não tem conseguido atingir o número ideal de bolsas de sangue. O Hemoliga está disponível de forma gratuita para smartphones e tablets com versões nos sistemas iOS e Android.

Para localizar desaparecidos, também há um recurso mais rápido. Desde abril do ano passado, a Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) utiliza o Whatsapp, por meio do número 71 8643-4007, e uma página no Facebook para registrar ocorrências. Duas pessoas são responsáveis pelo atendimento aos usuários.

Os novos canais de comunicação aumentaram em 30% a localização de pessoas de janeiro a junho deste ano, se comparado ao mesmo período de 2014.

Especialmente voltada para os servidores estaduais, a versão móbile do Portal do Servidor, disponível somente para sistema Android, reúne os principais conteúdos do site e amplia o canal de comunicação entre o Estado e o funcionalismo público. O aplicativo dá acesso ao contracheque e à lista de parceiros do Clube de Desconto, programa que assegura aos servidores abatimentos de até 50% em produtos e serviços de empresas conveniadas.